Aquela vez em que J. Jonah Jameson foi o vilão mais real de todos!
J.J.Jameson para mim é o pior tipo de vilão, porque ele é o mais real. E digo real no sentido de que sim, existe a chance de uma em um milhão de você ser vítima de um assassino serial, mas é 100% certo de chances que você VAI esbarrar em J.J.Jameson ao longo da sua vida.
Em Amazing Spider-Man n°10 de Março de 1966 ele faz um monólogo no qual revela o motivo de tanto odiar o Homem-Aranha:
"Eu odeio aquele maluco fantasiado mais do que jamais odiei qualquer um antes! Eu nunca me darei por satisfeito até que ele esteja preso! Toda minha vida eu só me interessei em uma coisa... Fazer dinheiro! Ainda assim, o Homem-Aranha arrisca sua vida todos os dias sem pensar em recompensas! Se um homem como ele for bom... Um herói... Então o que EU sou? Nunca poderei me RESPEITAR enquanto ELE viver! Homem-Aranha representa tudo que eu NÃO sou! Ele é corajoso, poderoso, LIVRE! A verdade é que o invejo. Eu, J. Jonah Jameson... Milionário, homem do mundo, líder cívico... Eu daria tudo que tenho para ser o homem que ele é! Mas NUNCA poderei subir ao nível dele! Então tudo que me resta... É tentar derrubá-lo até o meu."
Nesse texto, os autores tentaram dar NOBREZA ao Homem-Aranha diminuindo J. J. Jameson, o dono do jornal que tanto odeia o Aranha. Fizeram ele confessar o motivo do ódio de modo a não deixar nenhuma dúvida de que é pura inveja. Só que fizeram isso de uma forma tão moralista que chegou a ser piegas, porém que infelizmente é bem realista. O invejoso geralmente considera a situação do outro melhor que a sua sem saber se ela realmente é boa ou se ele mesmo é qualificado para a mesma situação. A ironia é que se tem uma coisa que o Homem-Aranha NÃO é, é livre.
Nós temos deveres positivos e negativos. Por exemplo, ajudar alguém em necessidade é um dever positivo, algo que pode e deve fazer, contudo evitar ferir inocentes é um dever negativo, você não pode e não deve ferir inocentes. Nossa sociedade PERMITE que ignoremos nossos deveres positivos, entretanto proíbe que ignoremos nossos deveres negativos, até por uma questão pragmática. Por exemplo, você não é OBRIGADO a ajudar ninguém; no entanto ferir alguém inocente é crime. Isso porque se nossos deveres positivos e negativos fossem igualmente importantes, a liberdade democrática e autonomia acabaria, as pessoas passariam o tempo todo ajudando uns aos outros. É o que o Homem-Aranha faz. Ele não é livre, ele não nega ajuda a ninguém. O que nossa sociedade diz é que é LEGAL você ajudar os outros, mas que não é sua RESPONSABILIDADE ajudar. Dentro de nossa sociedade, realmente não é.
Porém pode-se argumentar que falhar em ajudar alguém quando PODE ajudar é a mesma coisa que causar dano deliberadamente. Isso te torna responsável não apenas pelo que faz, mas pelo que escolheu NÃO fazer. Ao mesmo tempo, também se pode argumentar que de fato isso é verdade, contudo apenas naquilo que entrou em seu caminho. Se um problema não veio até você, ele não é da sua conta até o momento em que escolhe ir até ele. E ambas posições estão corretas, e se complementam.
Então apesar que a sociedade não cobra isso, nem a lei, a CONSCIÊNCIA de J.J.J. cobra. Ele é um grande empresário, dá emprego a milhares de pessoas (inclusive ao próprio Aranha na sua identidade de Peter Parker)! Sem a contribuição que Jameson dá a sociedade, Parker seria incapaz de ser o Homem-Aranha!
No entanto essa compreensão só surge em um sistema onde cada um compreende seu lugar e contribuição. Já na sociedade capitalista e democrática Americana, a competição é um grande fator. A noção de que você faz "tudo o que pode fazer" e realizou "todo seu potencial". J.J.J. conseguiu chegar no topo do que a sociedade Americana idealiza, mas sua consciência lhe diz que PODIA FAZER MAIS. Se estivesse uma sociedade integrada na qual ele visse os outros membros da sociedade como COMPLEMENTOS de si mesmo, compreenderia que já faz, ele é o financiador do Homem-Aranha. Todavia em uma sociedade isolacionista, onde é cada um por si, não apenas o altruísmo do Aranha se destaca, como Jameson se ve como um covarde, que ajuda as pessoas apenas colateralmente. É por essa razão que faz tanta questão de marcar o Aranha como um criminoso. Porque ele É. Jameson fez TUDO que a sociedade esperava dele, e ainda assim o Aranha, que NÃO faz nada disso, e é um criminoso, já que vigilantismo é ilegal, é exaltado. A consciência moral de Jameson lhe mostra que o problema são os valores de sua sociedade, não os valores do Aranha. Entretanto depois de uma vida seguindo as regras sociais, é muito mais fácil para ele recorrer ao Secularismo da sociedade e dizer, "EU fiz certo, esse cara fez errado, e vocês aplaudem a ELE???"
Contudo, como eu disse, você pode ser responsabilizado pelo que escolhe NÃO fazer; e essa responsabilidade é ligada diretamente às suas capacidades. Por exemplo, se você vê uma pessoa sendo assaltada, você NÃO tem a obrigação moral de interferir, porque sua vida também estará em risco. O máximo de sua obrigação moral seria chamar a polícia, porque é tudo que pode fazer. No entanto e se tivesse uma arma? Então dependendo da situação poderia impedir o assalto com pouco risco para sua vida. Nesse caso, escolher NÃO impedir seria conviver com o pensamento de que PODERIA ter impedido, e um pensamento real. Você deu sua permissão para aquilo acontecer.
Jameson disse que não poderia "Respeitar a si mesmo". E isso se dá por se ser como um homem de grandes qualidades, talvez até mais do que de fato tenha. É por isso que é incapaz de se satisfazer com seu papel na sociedade. Para isso, teria que admitir que o que o Aranha faz está além de suas capacidades, e o que ele faz está dentro das dele.
Lembrando o que Aristóteles disse "Um homem de Grande Alma é aquele que clama por muito e merece muito, e um homem pequeno é aquele que clama por muito e merece pouco". Jameson clama por muito, mas sabe que merece pouco comparado ao que clama, exatamente porque pensa que PODERIA fazer mais. Quando dizemos que Jameson ajuda milhares de pessoas com empregos, isso é verdade, ele ajuda em um perigo CRÔNICO... Necessidade financeira, enquanto que o Aranha ajuda perigos IMEDIATOS, sejam estes assaltos, sequestros, acidentes, etc. E apesar dos crônicos não chamarem tanta atenção dramática quanto os imediatos, são igualmente perigosos! De que adianta o Aranha salvar a vida de alguém para a pessoa passar fome o resto da vida? Mas por isso ele também diz "O Aranha não pensa em recompensa". Isso que faz a diferença.
É justo sim que o Aranha receba sua recompensa, porém sua preocupação é genuinamente com a pessoa em risco. A de Jameson não. Ele não apenas ajuda os outros apenas como consequência de ganhar lucro, e não o contrário, como ele deseja a recompensa do reconhecimento, mas sem ligar realmente para o bem-estar das pessoas, no fundo apenas quer a recompensa. O Aranha também quer reconhecimento, entretanto sempre se preocupando com o bem estar das pessoas. Isso faz a diferença, e Jameson sabe; por saber disso, não adianta dizê-lo que o que ele faz já É uma imensa contribuição para sociedade de IGUAL valor ao que o Aranha faz porque ele tá CAGANDO pra sociedade e pro bem que é feito; a exposição não é a mesma, e é isso que ele deseja apenas... Os holofotes, a exposição. Jameson adota uma posição "legalista" digamos assim de "seguir as regras da lei" cinicamente porque é onde ele é forte, é onde os holofotes estão nele. Por isso odeia tanto o Aranha, porque realmente é um homem pequeno, que clama muito, e merece pouco, tudo que merece foi conquistado apenas por "seguir as regras" e não por ser alguém BOM de fato.
Infelizmente existem muitos J.J.Jamesons, mesmo que não tão conscientes disso quanto este é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário