quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Novo Ano e Novas Ambições

Aqui estamos, mais um novo ano, e pra começar ao menos com pé direito (apesar de todas as dificuldades que tive no finalzinho de 2024) resolvi começar essa nova jornada com um primeiro post sobre o status das nossas obras, o que pretendo fazer e possíveis novos projetos para o blog. Enfim, sentem aí que é textão e aproveitem!

Ativos

- Slayers: Começando com meu favorito do momento. Como disse quando trouxe a obra pela primeira vez ao blog, Slayers é uma das minhas light novels favoritas e para esse ano tenho planejado torná-la minha prioridade. A obra atualmente conta com 17 volumes publicados, e com 3 já tendo sido publicados aqui espero estar chegando nos atuais dentro dos próximos 2 anos. Apesar de não ter uma meta estabelecida pra quantos volumes pretendo fazer esse ano, gostaria de tentar traduzir algo entre os próximos 9/10 volumes, o que daria quase um volume por mês, com algumas pausas aqui e ali pra não me sobrecarregar também. Por sinal, e por simples curiosidade, hoje faz um ano da estreia de Slayers no blog, Aniversário de 1 Ano, Yaay!

- Vampire Hunter D: Para nosso próximo da lista temos o que é provavelmente a melhor obra de vampiros que já li e seus nada poucos 29 volumes já publicados em inglês e seu 43º em lançamento no Japão. Ainda que eu diga que é minha obra favorita de vampiros, a razão para não torná-lo uma prioridade no lugar de Slayers é bem simples... Eu preciso relê-lo, fazem mais de 5 anos desde que li o último volume da série, e como se trata de um texto que exige um pouco mais de atenção minha que a média, acredito que não seria uma boa obra pra rushar. Assim sendo, pretendo manter o método que estive usando antes com os 2 primeiros volumes, mantendo uma pausa longa entre cada volume traduzido para ter tempo de ler o próximo com calma antes de iniciar o trabalho.

- I Was Caught up in a Hero Summoning, but That World Is at Peace: Vulgo YuuShou para os íntimos, talvez tenha sido nossa principal obra em 2024 e é bem provável que continue sendo ao lado de Slayers esse ano. Atualmente a obra conta com mais de 2100 capítulos publicados, ENTRETANTO é válido dizer que a obra principal acaba ali em torno dos 700 e alguma coisa, e que esses quase 2 mil capítulos posteriores são um After Story. Sendo bem sincero aqui, embora planejo terminar a série principal, não tenho muita certeza se vou ou não estar fazendo o AS. Talvez eu mude de ideia posteriormente, mas até lá faltam 600 capítulos, então tenho tempo o bastante pra considerar.

- A Quiet Place: E por último entre nossos projetos ativos, temos o esquecido no churrasco. O livro é escrito por Seicho Matsumoto, um autor que gosto e já li outras obras, contudo esse foi um projeto que peguei as cegas, eu nunca o tinha lido e achei que poderia ser algo "desafiador e interessante". O grande problema aqui talvez seja o fato que esse é o primeiro livro do autor que eu de fato não gostei. Todo um plot voltado a um homem quase desesperado em provar pra si mesmo que foi corno e que já estando na metade não fazendo nem um esforço em aumentar a tensão de fato numa possível morte não natural da esposa foi bem broxante pra mim, o que me desestimulou a dar mais atenção a obra. Dito isso, a verdade é que pretendo tentar terminar até o final de janeiro agora ou início de fevereiro. A razão para isso nada mais é que, diferente das novels, optei para fazer apenas um livro por vez no blog, afim de não me enrolar com estes e por serem obras já fechadas.

Pausados

- Monogatari Series: Começando com minhas dívidas, temos Monogatari que, não lembro se já disse alguma vez por aqui, é minha obra favorita... E com essa deixa vem a pergunta: "Se é sua obra favorita, por que não estamos tendo 3 capítulos lançados por dia em sucessão?". E a razão é próxima a de Vampire Hunter D, ainda que mais complexa. Para quem não sabe, eu uso a versão da Vertical publicada nos EUA como base para tradução, um trabalho muito bom, mas que peca num aspecto muito complicado, não tem notas. Se você conhece Monogatari ou mesmo o autor, Nisio Isin, é um conhecimento bem comum que o autor é alguém com uma grande técnica e gosto em brincar com a língua japonesa, seus signos, metáforas, trocadilhos, etc, de forma que muito do significado por trás de vários diálogos e interações acabam se perdendo na ausência de uma explicação "extra-texto". Somado a isso temos uma obra com 29 volumes publicados e ainda em lançamento, com um enredo cheio de metafísica, questões socias e familiares complexas, referências absurdas e obscuras a cultura pop e otaku... Enfim, dito tudo isso, ainda é uma obra que pretendo estar retomando, provavelmente fazendo uso de algumas típicas gambiarras de pseudo-tradutores metido a entedendores, like me. Não posso estimar uma data, mas assim como VHD, pretendo estar relendo a obra com antecedência, revendo o anime para usar de alguns recursos visuais para facilitar e revirar algumas discussões de fórum para estar ajudando, então... Humildemente peço vossa paciência com esse aqui.

- Tenkyou no Alderamin: Seguindo com minha próxima dívida temos Alderamin que, diferente de Monogatari, está numa situação mais simples e acessível pra mim, sendo sua pausa nada mais que culpa da minha falta de interesse (sim, eu sei, não devia dar umas dessas, mas às vezes acontece.). Gosto da novel e dos personagens no geral, embora tenha algumas pequenas reclamações relativas ao final, porém em face de outros projetos que despertam maior curiosidade minha, essa é uma obra que estarei fazendo uma séria consideração sobre a possibilidade de retomá-la ou desistir de vez.

Concluídos

- Boukensha ni Naritai to Miyako ni Deteitta Musume ga S Rank ni Natteta: Nosso primeiro grande projeto concluído do blog e uma grande fonte de orgulho pra mim. Assim como anunciei quando terminei a série, estava planejando uma revisão geral dos primeiros volumes da história, o que acabou sendo muito prejudicado nesse final de 2024 com a perda do meu notebook anterior. Ainda devo fazer essa revisão, mas com um pouco mais de demora visto o fato que perdi todos os capítulos salvos no formato word e pdf. Claro, aos nossos caros leitores, caso encontrem algum erro, sintam-se a vontade para deixar nos comentários e estarei fazendo as devidas correções.

- Elric de Melniboné: Como já anunciei num post de notícias anterior (disponível aqui para quem quiser ter mais detalhes: Sonhos que se realizam e objetivos que se vão), resolvi apenas reforçar o fato que, apesar de termos concluído a história A Fortaleza da Pérola, não estaremos mais dando continuidade a Saga de Elric, isso porque foi anunciado a publicação oficial da Saga Completa do personagem pela Editora Pipoca&Nanquim no Brasil, que você já encontra disponível para compra aqui (só o primeiro volume de três).


Futuros Projetos

Antes de começar com os anúncios das obras, cabe deixar avisado que essas são obras que gostaria de traduzir futuramente, mas que de forma alguma estão garantidas, sendo apenas uma retratação das obras que tenho interesse em trabalhar um dia.

- Legend of the Galatic Heroes: Sem dúvida um dos melhores animes que já vi, adaptado de uma série de light novels de 10 volumes maravilhosa. Não sou um grande fã do gênero Space-Opera, mas essa série pegou tão firme no meu coração que acho até absurdo o quão pouco conhecida e RECONHECIDA a obra é aqui nas terras tupiniquins. A obra também conta com uma série Gaiden, no entanto não encontrei nenhuma tradução dessa para o inglês ou espanhol, caso alguém conheça alguma tradução dessa, peço por favor que estejam me passando se possível.

- Zaregoto Series: Obra do mesmo autor de Monogatari Series, e considerado seu Magnum Opus, é uma light novel já concluída com 10 volumes publicados. A obra começa como uma série de mistério, envolvendo uma série de personagens geniais, mas se desenvolve de maneiras inesperadas, sempre com um grande enfoque em seus personagens e como lidam com suas imperfeições e estigmas, no estilo nada convencional de ser do Nisio.

- Twelve Kingdoms: Uma série escrita por Ono Fuyumi (mesma autora de Ghost Hunt) com 16 volumes publicados, é a única da lista de Futuros Projetos que segue ativa, ainda que seu lançamento seja bastante irregular. O que me chama atenção nesse é seu escrita/prosa invejável somado a um mundo rico, que trabalha de forma profunda e extensa com o conceito taoísta e uma visão hinduísta da bestialidade da natureza, tudo somado a tramas políticas complexas e grandes jornadas de personagens.

- When Hikaru was on the Earth......: E aqui temos o que talvez seja a mais diferente das opções, uma light novel shoujo de harém, que me pegou tão desprevenido com sua história, reviravoltas e grandes momentos dramáticos que conseguiu a façanha de entrar pra lista de uma das minhas melhores leituras de 2024. A obra também já está concluída com uma soma final de 10 volumes, ainda que teve uma adaptação em mangá, esta acabou não cobrindo a totalidade da série, tornando-a uma gema pouco conhecida.

- Trilogia Memory, Sorrow, and Thorn: Saindo um pouco das novels, temos o nosso principal candidato a substituto de A Quiet Place, uma trilogia de fantasia escrita por Tad Williams que foi um dos divisores entre a fantasia épica de Tolkien e a fantasia política de George R. R. Martin, com uma aventura por terras desconhecidas e mistérios mágicos, entrelaçados com tramas políticas e conflitos de larga escala. A série também conta com outros livros que se passam em diferentes épocas, mas que por hora estarei deixando de lado para não assumir nenhum trabalho excessivo antes mesmo de começar com qualquer tradução.

E com isso chegamos ao fim da nossa lista de anúncios, gostaria de desejar um 2025 de muito sucesso para todos e que possam seguir desfrutando dos trabalhos do blog, e que esse ano seja tão bom ou melhor que seu antecessor. Aproveitem o feriado e nos vemos de novo em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário