quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Elric de Melniboné — Cronologia

Elric de Melniboné é um personagem fictício criado pelo escritor Michael Moorcock de uma série de histórias de Espada&Feitiçaria que se passam em um universo anterior ao nosso. Criado em 1961, a primeira aparição do personagem ocorre na novela "A Cidade dos Sonhos".


Elric é o último imperador da estagnada Melniboné, um império extremamente antigo que já governou e aterrorizou boa parte do mundo no passado, mas que agora encontra-se rumando para sua decadência. Nascido com uma constituição fraca e, portanto, dependente de ervas mágicas para poder se sustentar, Elric se via excluído desde sua infância, encontrando refúgio na biblioteca real, onde veio a aprender muito sobre Magia e o mundo fora de Melniboné. 
Tal conhecimento levou-o a desenvolver uma consciência própria e valores que conflitavam com a visão e tradição de seu próprio povo. Assim, insatisfeito com o o rumo do Império, Elric almeja uma mudança de postura e relação com os demais reinos, o que o leva a um conflito de opiniões com seu próprio povo. Essas discordâncias enfim eclodem em um conflito com seu primo, Yyrkoon, que não o considera digno de assumir o trono e trama sua usurpação.

Tendo essa premissa inicial, a Saga de Elric se dá ao longo de muitas aventuras ao redor do mundo, em sua busca pelos recursos que vão permiti-lo por fim mudar não só seu Império, como seu próprio Destino. Dessa forma, além de protagonizar muitas histórias, o personagem também é recorrente, direta ou indiretamente, em outras histórias do mesmo autor, que decorrem ao longo do Multiverso e diferentes eras.


Cronologia

A cronologia da Saga de Elric é um tema de frequente discussão, tendo sido publicado originalmente como uma série de 6 contos, que foram sendo agregados com o decorrer dos anos e recompilados em vários lançamentos ao longo de muitas décadas. Assim sendo, para facilitar a compreensão, estarei optando em ordenar as obras usando os títulos dos contos em vez dos compilados que foram lançados posteriormente. Válido ressaltar também alguns pontos com relação a essa lista. Em primeiro lugar, como citado acima, Elric é um personagem que também encarna em outras histórias, mas estarei optando em deixar essas de fora, como não tem muita relevância para a saga do personagem em si. Em segundo, talvez seja óbvio, mas a lista também não conterá nenhum dos quadrinhos já publicados. E por último, mas não menos importante, alguns poucos títulos estarão ausentes temporariamente da lista, devido ao fato de não ter lido ainda a história, o que me deixa impossibilitado de dizer com propriedade onde na história os eventos se passam (a medida que for traduzindo as obras irei atualizar esses contos que ficaram excluídos).


1. Elric de Melniboné

2. A Fortaleza da Pérola

3. A Canção da Lâmina Negra (também conhecido como "A Canção do Lobo Branco e "A Invocação da Lâmina Negra")

4. O Navegante nos Mares do Destino

5. A Cidade dos Sonhos (publicado em "O Mistério do Lobo Branco")

6. Elric no Fim dos Tempos

7. Um Retrato em Marfim (publicado em "O Melhor de Michael Moorcock")

8. Enquanto os Deuses Riem (publicado em "O Mistério do Lobo Branco")

9. Pétalas Negras (publicado em "Elric: Espadas e Rosas")

10. Pérolas Vermelhas

11. A Cidadela que Canta (publicado em "O Mistério do Lobo Branco")

12. O Tormento do Último Lorde (publicado em "A Torre Evanescente")

13. Para Capturar o Príncipe Pálido (publicado em "A Torre Evanescente")

14. Três Heróis com um Único Objetivo (publicado em "A Torre Evanescente")

15. A Vingança da Rosa

16. A Filha da Ladra de Sonhos

17. O Ladrão de Almas (publicado em "A Ruína da Espada Negra")

18. O Último Encantamento (também conhecido como "Brincando com o Caos")

19. Reis na Escuridão (publicado em "A Ruína da Espada Negra")

20. Os Portadores da Chama (publicado em "A Ruína da Espada Negra")

21. Para Resgatar Tanelorn

22. O Regresso a Casa do Deus Morto (publicado em Stormbringer)

23. Irmãos da Espada Negra (publicado em Stormbringer)

24. Escudo do Gigante Triste (publicado em Stormbringer)

25. A Passagem do Lorde Condenado (publicado em Stormbringer)

Bem, como dito no primeiro capítulo de A Fortaleza de Pérola, é do meu mais sincero interesse estar trazendo a Saga do Albino para terras tupiniquins, assim espero que possam aproveitar a adição dos novos projetos, e relembrar também que o primeiro livro já foi publicado e pode ser encontrado clicando no link do primeiro título (eventualmente, a medida que for traduzindo cada conto também adicionarei os links dos títulos desse post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário